A anos reflito e penso em escrever sobre isso em uma comunidade de usuários um pouco mais maduros na internet. No caso o lemmyzera brazuca hahahahaha
Ultimamente, li um artigo que diz que a vida seria melhor sem internet (aquelas coisas bem medium da vida, blasé até de mais) e isso me fomentou a impressão de que tenho uma reflexão mais madura do que está acontecendo.
Visto a mudança de forma de diversas redes sociais e a centralização do feed como elemento principal notei que a sociedade cai em buracos super danosos e cancerígenos para a vida em sociedade (fake news, ideias tendenciosas e a clássica confusão do discurso de ódio com liberdade de opinião).
O que tenho notado é que a presença constante de feeds, algoritmos de seleção de conteúdo tem sequestrado a capacidade do usuário comum de curar o próprio conteúdo. Essa deficiência, até longe das telas me mostra que não estamos mais cultivando personalidades singulares nesse mundo, somos todos partes de uma massa de consumo de várias porcarias que não precisamos.
O ser humano está estragando, e a internet está ajudando. Eu não utilizo por exemplo o Instagram, e soa como um livramento para mim hoje em dia.
Como é essa questão pra vocês?
Eu não acho que a internet seja intrinsecamente ruim. O que torna ruim é a cultura que desenvolvemos em relação a ela. O que eu quero dizer com isso é que existe um paradigma na internet de fazer com que o usuário não pense, ou seja, ele tem tudo mastigado na sua frente. Isso alimenta exatamente a falta de senso crítico
Com certeza, sem ela não estaríamos aqui. O grande problema é que eu suspeito que 80% dos usuários esteja centrada no uso exclusivo das redes sociais, que têm se mostrado altamente nocivas.