A anos reflito e penso em escrever sobre isso em uma comunidade de usuários um pouco mais maduros na internet. No caso o lemmyzera brazuca hahahahaha

Ultimamente, li um artigo que diz que a vida seria melhor sem internet (aquelas coisas bem medium da vida, blasé até de mais) e isso me fomentou a impressão de que tenho uma reflexão mais madura do que está acontecendo.

Visto a mudança de forma de diversas redes sociais e a centralização do feed como elemento principal notei que a sociedade cai em buracos super danosos e cancerígenos para a vida em sociedade (fake news, ideias tendenciosas e a clássica confusão do discurso de ódio com liberdade de opinião).

O que tenho notado é que a presença constante de feeds, algoritmos de seleção de conteúdo tem sequestrado a capacidade do usuário comum de curar o próprio conteúdo. Essa deficiência, até longe das telas me mostra que não estamos mais cultivando personalidades singulares nesse mundo, somos todos partes de uma massa de consumo de várias porcarias que não precisamos.

O ser humano está estragando, e a internet está ajudando. Eu não utilizo por exemplo o Instagram, e soa como um livramento para mim hoje em dia.

Como é essa questão pra vocês?

  • corpoVirtual@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    6 months ago

    Eu vejo desse jeito: A internet como tecnologia é maravilhosa, do mesmo jeito que a IA (demorei um pouco, mas consigo enxergar isso agora), por si elas não são boas ou ruins, o que define isso é como elas são implementadas, e infelizmente elas são usadas para gerar o máximo de lucro possível (capitalismo né). E ai esse modo de implementar elas causa essas mazelas: conteúdo raso, discurso de ódio, brigas, conteúdo violento, fake news por que é o que “viralisa” o que faz com que as pessoas interajam com o conteúdo e fiquem horas usando as redes sociais.

    Não acho que o problema são os algoritmos ou os feeds por si só, eu uso instagram e youtube ambas redes com algoritmos e tenho uma experiência ótima. Mesmo em redes que não tem algoritmos existe discurso de ódio, fake news e tudo que tem em redes proprietárias só é mais difícil se expor a esse conteúdo por que esse tipo de rede não visa exclusivamente o lucro e não tem formas de impulsionar ele.

    TLDR: O problema não são as tecnologias é o capitalismo.

    O ser humano está estragando e o capitalismo está ajudando*

    • yuribravos@lemmy.eco.br
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      6 months ago

      Outro dia estava ouvindo o Nahurodo e o Altay colocou algo importante: precisamos parar de culpar o capitalismo e começar a culpar os capitalistas.

      Pq o capitalismo não é uma pessoa e não pode ser responsabilizado. Os capitalistas são, e podem ser responsabilizados. Regulamentar as IAs e as redes sociais é importante demais e botar a conta nas pessoas que estão passando todas as linhas sensatas é a coisa certa a se fazer.

      • corpoVirtual@lemmy.eco.br
        link
        fedilink
        arrow-up
        2
        ·
        edit-2
        6 months ago

        Não tô dizendo que foi o que ele ou você disse, ou que concordam com isso, mas esse argumento não dá a entender que o problema não é o modo de produção e sim os capitalistas? Que se tivesse um capitalismo regulado tudo bem? (meio que um “reformismo”) O négocio de falar que o culpado é o capitalismo é que não adianta mudar governos, mudar donos de empresa se não mudar o sistema.

        Culpar o capitalismo não significa não punir os bilionários e políticos que trabalham usando a lógica dele, pelo contrário, tem que punir sim, mas não adianta punir eles e continuar na mesma lógica de acúmulo de capital e lucro infinito, não resolveria o problema, seria apenas uma redução de danos(que é bom, ajuda, mas de novo, não resolveria o problema).

        • yuribravos@lemmy.eco.br
          link
          fedilink
          arrow-up
          1
          ·
          6 months ago

          Eu acredito que a ideia é que pare de apenas criticar o sistema em si, pq ele só vai mudar quando botarmos limites. E a colocação de limites só vai existir quando forem limites botados a pessoas reais. Responsabilizando os capitalistas a gente vai tá alterando o sistema capitalista. Entende? Acho que o caminho que ele sugeriu era esse.

          Uma hora, a força de mudanças, o capitalismo com limites vai virando outra coisa