O uso de IA requer processamento massivo de dados, o que gera uma demanda crescente por eletricidade. O treinamento de modelos também exige grande poder computacional, resultando em consumo elevado de energia e, consequentemente, no aumento da emissão de carbono.

(…)

assim como o consumo de água para o resfriamento dos sistemas — como torres de resfriamento ou sistemas de climatização líquida, para dissipar o calor gerado pelo processamento intenso. O impacto ambiental de data centers, portanto, vai além da eletricidade consumida, envolvendo também recursos naturais como a água.

Tudo isso pra produzir um bando de imagens escrotas feitas com arte roubada ou um texto cheio de “alucinações” (invenções/fake news)

Outra matéria que fala sobre o custo energético pra produzir UMA imagem de IA

  • yuribravos@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    7
    ·
    2 months ago

    Tem um impacto gigantesco que fica escondido, já que fica tudo na nuvem, que as pessoas também não entendem que são apenas computadores em outros lugares.

    É preciso divulgar bastante as consequências.

    • nossaquesapao@lemmy.eco.br
      link
      fedilink
      arrow-up
      3
      ·
      2 months ago

      Exatamente. É muito difícil pras pessoas se entender que apertar um botão pode ter custos energéticos significativos. Datacenters e outras partes da infraestrutura da internet já vêm no rumo de uma grande crise, por conta de alto custo de energia e equipamento, e agora gestores inconsequentes vem com essa de ia pra piorar as coisas… é difícil não ver nossa internet no rumo de um colapso. Grande parte disso vem daquela ideia de crescimento infinito que não sei de onde se tira.